sábado, 2 de abril de 2011

Não Menstruar Faz Mal á Saúde????

Hoje em dia com os novos papeis assumidos pela mulher na sociedade e nas atividades do seu dia a dia e devido ao incomodo da Tensão Pré-Menstrual (TPM), cada vez mais adolescentes e mulheres estão optando não menstruar.

Mas isto é normal?

Não faz mal à saúde ficar sem Menstruar???

Vamos entender isto.

A menstruação é a descamação do endométrio (tecido ou “pelinha” da cavidade interna do útero) que descama quando não acontece a gravidez e o sangramento ocorre devido ao rompimento dos vasos ligados ao endométrio nessa descamação. Por isso ela menstrua.
Antigamente as mulheres quase não apresentavam menstruação, tanto que não existia o absorvente íntimo.

Como assim?? Não tinham menstruação???

As mulheres engravidavam nos primeiros ciclos menstruais da vida e ficavam 9 meses sem menstruar (às vezes engravidava antes de ficar “mocinha” por ter relações sexuais precocemente, e quando ficava “mocinha” significava que ela não tinha engravidado naquele ciclo e já iniciara a sua fase reprodutiva).

Após o parto, usavam o “forrinho” devido ao sangramento do parto e novamente ficavam sem menstruar na amamentação, até novamente ficarem grávidas. E este ciclo se repetia até entrarem na menopausa.
Muitas Mulheres ficavam mais de 30 vezes grávida durante o período reprodutivo da sua vida.

Muitas engravidavam antes de ter sua primeira menstruação durante o período da amamentação.
A mulher corre o risco de ficar grávida após o sexto mês de amamentação exclusiva, mesmo sem apresentar a menstruação, pois quando chegava a ter menstruação significava que ela já voltou a ovular e não ficou grávida.

Se as mulheres antigamente não menstruavam frequentemente, então porque hoje as mulheres tem menstruação?

Após a década de 60, o movimento feminista obteve muitas vitórias e uma delas foi o advento da pílula anticoncepcional, quando ganharam independência da gravidez e com isso a consequência de menstruar mensalmente para mostrar que não estavam grávidas. Para poderem ser independentes e trabalhar, elas não podiam estar todo o momento grávidas, pois isso limitava a sua função laboral.
Então as primeiras pílulas anticoncepcionais vieram ao encontro do anseio das mulheres de ficar independente da sua função reprodutiva. A opção de não engravidar trouxe as menstruações mensais, tanto pelo anticoncepcional como por outros métodos contraceptivos naturais como o coito interrompido (tirar para fora na hora na ejaculação) ou quando não tinha relações sexuais.

Por que a mulher que usa o anticoncepcional menstrua a cada 28 dias?

O anticoncepcional veio inicialmente imitar o ciclo que acontecia no corpo da mulher quando ela não estava grávida, tendo uma apresentação de uso que simulasse o ciclo menstrual de 28 a 30 dias.
Até hoje a maioria dos anticoncepcionais vem com 21 comprimidos e com pausa de 7 dias totalizando um ciclo de 28 dias, simulando assim o ciclo natural da mulher não grávida.

A menstruação ocorre devido à descamação do endométrio quando a mulher não fica grávida. O endométrio é formado pelos hormônios produzidos pelos óvulos em maturação no ovário. Quando não ocorre a gravidez os hormônios produzidos por estes óvulos vão diminuindo, pois estes óvulos vão sendo absorvidos e a produção dos hormônios vai diminuindo até ocorrer à menstruação.

Na mulher que usa o anticoncepcional, os hormônios do anticoncepcional vão substituir os produzidos pelos óvulos (ovários) e são eles que agora irão estimular a formação do endométrio. Quando a mulher para de tomar os anticoncepcionais estes hormônios também caem estimulando a descamação do endométrio. Então no período da pausa deve ocorrer a descamação do endométrio (menstruação). Como ela tomou por 21 dias e dá uma pausa de 7 dias, o ciclo dura em média 28 dias.

Então não faz mal a saúde não menstruar?

Geralmente a falta de menstruação (descamação do endométrio) não causa grandes consequências ao organismo. As causas que podem fazer a mulher não menstruar podem trazer problemas a sua saúde. Primeiramente deve se saber qual a causa de não estar menstruando, se é devido à causa orgânica, psicogênica ou medicamentosa. Em todo o caso deve procurar um profissional para investigar o seu problema e se necessário orientar e tratar as causas.

Hoje as mulheres procuram o consultório ginecológico para não menstruar.
Não existe um tratamento 100% que garanta a mulher não ter menstruação, a não ser a retirada do útero.

Os anticoncepcionais são a opção mais utilizada atualmente nesta tentativa para não menstruar.

O que a maioria das mulheres devem entender é que os anticoncepcionais são hormônios usados para evitar a ovulação e assim evitar a gravidez. Quando a mulher para de tomar o anticoncepcional ela vai menstruar devido à queda da taxa de hormônios, quando ela não para de tomar anticoncepcional (inicia imediatamente outra cartela sem a pausa de 7 dias), não ocorre à queda dos hormônios e não causa a descamação do endométrio, ficando sem descamar o endométrio, ou seja, sem menstruar neste período.
Porém este é um efeito secundário ao efeito anticoncepcional e que funciona bem para várias mulheres, fazendo não ter menstruação enquanto não param de tomar o anticoncepcional, mas existem mulheres que fogem a regra e sangram irregularmente mesmo com uso continuo, porém o efeito principal do anticoncepcional que é evitar a gravidez permanece.

Como os anticoncepcionais são hormônios, cada organismo responde de maneira diferente e quanto maior o tempo de uso delas, maiores também podem ser as complicações apresentadas.

Assim a não ter menstruação não oferece grandes riscos, porém o uso de hormônios e o seu uso prolongado associado a fatores de riscos individuais oferece grandes riscos a saúde da mulher.
Antes de tomar alguma medicação para parar de menstruar, procure um médico para avaliar a sua saúde e orientar sobre qual a medicação mais adequada ao seu caso e seus riscos.

6 comentários:

  1. eu gostei do poste explica muitas coisa sobre mestruação.

    ResponderExcluir
  2. estou 2 anos sem mestruar , pois tomo injeçao mensal .gostei da portagem tirou um peso da minha cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Faz uns 4 anos que nao desce pra mim, nao tormo nenhum remédio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dependendo da idade pode ser menopausa precoce. Deve procurar o seu médico e fazer alguns exames e ver o que está acontecendo. Boa Sorte.

      Excluir
  4. Boa tarde Dr.
    Tenho 24 anos e só desceu naturalmente pra mim uma vez com 12 anos depois fiquei até os 15 sem menstruar ...então fiz o ultrassom e descobri que tenho ovários policísticos ,uma vez deixei de tomar por 4 anos não desceu pra mim ...ou seja só menstruo se tomar o anticoncepcional , minha duvida é como saber o meu período fértil se não tenho menstruação? , será que não vou poder ter filhos ? desde já obrigada e aguardo resposta!

    ResponderExcluir