sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como funciona o Anticoncepcional

Muitas mulheres usam o anticoncepcional, mas não tem ideia de como ela funciona para evitar a gravidez.
É comum as mulheres imaginarem que a pílula funciona só no dia do seu uso. Uma mulher me disse uma vez que engravidou tomando certinho o anticoncepcional e não entendia como tinha ocorrido a gravidez se ela tomava toda vez que ia ter relação. Indaguei se a mesma tinha relações todos os dias, na qual recebi a resposta que não. Para essa mulher se ela tomasse antes de ir ter relação, ela estaria protegida.
Pode parecer absurdo, mas a maioria das mulheres pensa que estão protegidas somente nos dia que tomam o comprimido e quando dão a pausa, acham que não estão protegidas e ficam com medo de engravidar e acaba usando a pílula do dia seguinte quando tem relações nestes dias, causando irregularidades (atrasos) menstruais devido ao uso incorreto.
Quando a mulher entende como o AC funciona, ela tem mais tranquilidade de usar e usar de maneira correta.

Como funciona o anticoncepcional?

- Ele evita a gravidez tampando o orifício do útero?
- Ele mata os espermatozoides?
- Ele mata os óvulos?
- Ele funciona nos dias que não está tomando?
- Quando ele começa a fazer efeito?
- Após quanto tempo de parada ele para de fazer efeito?
Para entendermos o funcionamento do AC, temos que conhecer como funciona o corpo da mulher e assim podermos responder a estas perguntas.

Vamos entender primeiramente a menstruação e o ciclo menstrual.

O que é período menstrual?

Período Menstrual: Corresponde: do 1° dia da menstruação ao ultimo dia da menstruação, em média de 3 a 5 dias.

O que é ciclo menstrual?

Ciclo Menstrual: Corresponde: do 1° dia da menstruação até o 1° dia da próxima menstruação, em média de 28 a 30 dias.

O que é ovulação?

Ovulação: Significa a saída do óvulo maduro do ovário para a fecundação e é um ato instantâneo (dentro de 1 dia). A mulher ovula num dia e não fica ovulando vários dias. O que acontece é que ela pode ficar vários dias férteis (período fértil).

O que é período fértil?

Período Fértil:É o período do ciclo onde ocorre a ovulação tendo maior risco de engravidar. Em ciclos regulares corresponde ao meio do ciclo menstrual, iniciando geralmente no 10° dia após o início da menstruação até 10 dias antes da próxima menstruação (em torno de 8 – 9 dias na metade do ciclo).  A ovulação acontece no meio do período fértil.

Todo mês a mulher se prepara para engravidar, amadurecendo vários óvulos que estão guardados no ovário desde o nascimento.
Os óvulos recrutados para aquele ciclo amadurecem formando os folículos (cistos foliculares), que vão crescendo até chegarem à superfície do ovário para poderem ovular.
Na ovulação, no meio do período fértil, este cisto folicular rompe a superfície do ovário, liberando o oócito que será capturado pela trompa.
Caso tenha relações desprotegias neste período, a mulher correrá o risco de ficar grávida. Se não engravidar o cisto folicular que se tornou o corpo lúteo (corpo amarelo), vai regredindo e após 14 dias da ovulação ocorre a menstruação (descamação de endométrio com rompimento dos vasos sanguíneos da descamação) devido à queda da produção dos hormônios pelo ovário.

O ciclo menstrual funciona sozinho ou alguma coisa o controla? Se tiver, quem comanda e controla todo este ritmo do ciclo menstrual?
O útero?
A trompa?
O ovário?

Quem controla as funções do nosso corpo?
O Cérebro.

Então, quem controla as funções do ciclo menstrual?
O Cérebro.

Mas como o Cérebro controla estas ações? Ele usa os olhos para ver se o ovário esta trabalhando (amadurecendo os óvulos)?
Claro que não.
O ovário quando esta amadurecendo os óvulos produzem substâncias para preparar o corpo da mulher para a futura gravidez que dizem ao cérebro que ele esta "funcionando (amadurecendo os óvulos)".

Quais substâncias são essas?
Quando a mulher entra na menopausa, o ovário já utilizou todos os óvulos com que ela nasceu e "não funciona" mais, parando de produzir substâncias para preparar o corpo da mulher para engravidar, pois não vai mais ovular. E que substâncias são essas?

Quais substâncias a mulher às vezes precisa "repor" na menopausa?
Os Hormônios.

Os hormônios são as substâncias produzidas no ovário que dizem ao Cérebro se o ovário esta "funcionando" ou não.
Quando a mulher não engravida, estes hormônios vão sendo eliminados do organismo e esta queda hormonal vai estimular a menstruação (descamação do endométrio).
Ao término da menstruação, com a queda hormonal, o Cérebro vai perceber que não aconteceu a gravidez e vai ordenar aos ovários que iniciem o amadurecimento de novos óvulos para o próximo ciclo.

O anticoncepcional é composto por que substâncias? Sem ser farinha?
O anticoncepcional é composto por hormônios semelhantes aos produzidos pelos ovários. Agora, antes que o Cérebro perceba que você não engravidou e mande uma ordem para o ovário voltar a "funcionar", você vai "enganar" o Cérebro.

Como? Posso enganar o Cérebro?
Antes que o Cérebro mande a ordem para que o ovário amadureça os novos óvulos, você vai iniciar o uso do anticoncepcional.
Tomando o anticoncepcional você vai tomar os hormônios parecidos com os produzidos pelo ovário. Este hormônio vai chegar ao Cérebro e ele vai pensar que o ovário esta "funcionando" (ele não sabe que o hormônio vem do comprimido) não precisando enviar a ordem para amadurecer os óvulos, pois ele acha que os ovários estão "funcionando".
No mês que a mulher toma o anticoncepcional, ela engana o Cérebro e o cérebro não envia a ordem para o ovário para que amadureça novos óvulos. Não amadurecendo novos óvulos não terá folículos maduros e não terá ovulação.
Assim no ciclo menstrual que a mulher toma o anticoncepcional, ela não tem período fértil e período não fértil. Todos os dias do ciclo formado pelo anticoncepcional não são férteis, pois não há ovulação. (anovulatório = inibe a ovulação)
Após o término da cartela, a única coisa que acontece é que os hormônios ingeridos serão eliminados do corpo da mulher e ela irá menstruar (descamar o endométrio agora formado pelo hormônio da pílula). Quando menstruar, ela estará iniciando um novo ciclo e se não tomar o anticoncepcional no novo ciclo, voltará a ovular na metade do ciclo correndo risco de ficar grávida.

Nos ciclos (meses) que toma o anticoncepcional, a mulher estará protegida da gravidez todos os dias.

Não há necessidade de tomar a pílula do dia seguinte na pausa entre as cartelas do comprimido e nem usar camisinha.

Use a camisinha para evitar as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário